ABNO: uma jornada de sonho, perseverança e liderança na Neuro-Oftalmologia
Após realizar especialização em Estrabismo na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, fiz meu segundo fellowship em Neuro-Oftalmologia na Escola Paulista de Medicina com o Prof. Paulo Imamura.
O ano era 2000, virada do século, e uma pergunta não saía da minha mente: por que não existia uma sociedade nacional de Neuro-Oftalmologia?
Naquele momento, nasceu no meu coração o desejo de criar esta sociedade!
Contudo, éramos tão poucos que havia o risco de uma dissolução precoce e dolorida.
O tempo passou, a vida ganhou novos rumos e, há cinco anos, percebi que não éramos mais tão poucos. O sonho poderia, enfim, se tornar realidade!
A ideia foi discutida no Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO), realizado em setembro de 2021 em Natal (RN), por um grupo de neuro-oftalmologistas. Concordamos, então, com a fundação.
Assim, a Associação Brasileira de Neuro-Oftalmologia (ABNO), uma entidade científica, foi fundada oficialmente em 4 de dezembro de 2021, durante o Congresso da Universidade de São Paulo (USP).
Entretanto, precisávamos de um nome forte para encabeçar o projeto – alguém inabalável, com uma trajetória que servisse de referência e admiração.
Foi dessa forma que o Prof. Mario Luiz Ribeiro Monteiro aceitou o desafio, desempenhando um papel espetacular na condução da nossa recém-nascida ABNO.
Para consolidar esse sonho, era necessário mais um mandato com o Prof. Mario à frente. Assim, mantivemos a Diretoria da Associação para mais uma gestão.

Agora, estamos em uma nova fase, mais sólidos e prontos para o futuro!
A ABNO tem como objetivo promover o desenvolvimento científico, educacional e ético da Neuro-Oftalmologia no Brasil, além de fomentar a integração entre especialistas, incentivar pesquisas, apoiar a formação médica e contribuir para ações de prevenção à cegueira decorrente de doenças neuro-oftalmológicas.
Autor:
Professor Dr. Eric Andrade